Notícias

Assentamento do MS conquista certificado de produção orgânica

Assentamento do MS conquista certificado de produção orgânica
fevereiro 28
10:54 2016

Um pequeno grupo de agricultores familiar do assentamento Andalucia localizado no Município de Nioaque – MS, formado por cerca de 15 famílias, obteve recentemente o Certificado de Conformidade, que permite a comercialização de produtos orgânicos no mercado brasileiro. O certificado foi expedido em 28 de janeiro deste ano pela IBD Certificações e terá validade até o dia 27 de janeiro de 2017.

maratona-social-sebrae-4certificado

Para a comunidade rural, essa conquista muda a forma de produção agrícola em assentamento, já que utiliza os princípios da agroecologia, acreditando que tais práticas inovadoras geram renda e retorno às famílias. O peso se dá, também, pelo fato de que no Brasil existe uma série de dificuldades para que a atividade de agricultura familiar tenha acesso a crédito.

O grupo já vem se organizando a 14 anos, com o apoio da ONG ECOA, os agricultores formaram uma associação e construíram um centro com finalidade de capacitar, pesquisar e tornar-se referência para os trabalhadores rurais do Cerrado-Pantanal, além de ser um elo entre os pequenos projetos e grupos rurais.

Hoje o Ceppec (Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado) sediado no próprio assentamento Andalucia, tornou-se referencia no Brasil e até em outros países, com o trabalho realizado através do Agro extrativismo, comercializando produtos extraídos do cerrado de forma sustentável. Um de seus principais produtos é o CUMBARU, ou apenas BARU, como é mais conhecido, encontrado apenas no cerrado Brasileiro e com propriedades altamente nutricionais. A castanha do BARU tem sabor semelhante ao do amendoim e é rica em proteínas, ácido graxos, fibras, minerais, além de ser uma ótima fonte de ferro e zinco. Em razão da grande quantidade de ferro em suas castanhas, o baru vem sendo empregado no combate à anemia, tanto que algumas cidades já utilizam a farinha de baru na merenda escolar.

arvore baru baru 1 baru 2 baru

Nas comunidades de onde o baru é extraído, ele é conhecido como o “viagra do cerrado”, em virtude da sua natureza afrodisíaca. O zinco é considerado o mineral mais importante para a fertilidade feminina e masculina, e o baru contém uma quantidade grande desse mineral.

Da castanha do baru se extrai um óleo semelhante ao azeite de oliva, que contém ômega-6 e ômega-9. Essas substâncias são importantes na prevenção da hipertensão e na redução do colesterol total e LDL (colesterol ruim). Elas regularizam os níveis de glicose no sangue, reduzem a gordura abdominal e a incidência de câncer, além de ajudarem na cicatrização e na queda de cabelo. O ômega-9 ainda é um potente antioxidante, que reduz as lesões nas células causadas pelos radicais livres e inibe a agregação plaquetária e a formação de trombos.

Além do BARU, os produtos comercializados pela comunidade e que fazem parte das ações de extrativismo sustentável orgânico do projeto são: acuri, amescla, araçá, araticum, bocaiúva, butiá, copaíba, jatoba, jenipapo, mangaba, pequi. Já na linha de produção primária vegetal, destacam-se o alface, almeirão, cebolinha, salsa, cenoura, beterraba, milho verde, quiabo, couve “folha”, chuchu, mamão, tomate, banana, abóbora e feijão (Vagem, Carioca).

images92OJHSHI produtos_ceppec_farinha_jatoba

Todos esses produtos já podem ser comercializados com o selo Nacional de produtos orgânicos, o que para os agricultores representa uma grande conquista, fruto de muito trabalho e empenho em defender para a agricultura familiar um novo modelo de produção, presando sempre pela qualidade de vida dos produtores e principalmente para os consumidores, e pela conservação da natureza.

Para os interessados em conhecer melhor o projeto ou adquirir produtos, os telefones para contato são: (67) 9674-7680 ou (67) 9605-0038

 

 

Compartilhar

Sobre o Autor

MS DE FATO

MS DE FATO

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

usuários registrados podem comentar.

Anunciantes

Calendário

abril 2018
D S T Q Q S S
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930