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Ciclo da Alimentação Intuitiva

Ciclo da Alimentação Intuitiva
janeiro 30
18:52 2018

Para quem ainda não sabe porque está chegando agora aqui no site, sou psicóloga cognitivo-comportamental , sigo a linha da nutrição comportamental e utilizo técnicas e ensinamentos do mindful eating (alimentação consciente) e do intuitive eating (alimentação intuitiva).

Hoje quero falar um pouco sobre o ciclo da alimentação consciente.

A alimentação consciente se baseia no mindfulness que resumidamente é uma técnica de foco total que se caracteriza pela auto regulação da atenção. “Mindfulness é ter atenção plena, deixar de fazer as coisas no piloto automático e começar a notá-las, conseguindo fazer escolhas mais conscientes”, afirma Alexandre Lunardelli, sócio fundador da Academia de Mindfulness, em São Paulo.

A alimentação intuitiva é um estilo de comer que promove uma atitude e comportamento saudável em relação à comida e à imagem corporal. Os princípios básicos envolvem ouvir as pistas internas dadas pelo nosso corpo (ou seja, respeitar sinais de fome e saciedade).

Por quê_Por quê eu como_ (1)

O ciclo da alimentação consciente é proposto como uma forma de nos atentarmos aos nossos hábitos alimentares, para prestarmos atenção no modo como nos alimentamos gerando mais autoconhecimento e permitindo um caminho mais fluido ao processo de reeducação alimentar.

- O primeiro item a ser questionado é “por que eu como?”. Você sabe por quê você come? Se questione se é simplesmente por necessidade física, por hábito, por estresse, cansaço, ou por alguma frustração emocional.

Estou realmente consciente das situações e/ou emoções que me fazem querer comer mesmo quando não estou com fome?

 – Descoberto qual motivo, se pergunte: “com que frequência sinto vontade de comer?”, “como sei que estou com fome?”, atente-se para a diferença entre fome física e fome emocional.

 – O que eu como? Considerando o que você procura ao escolher um alimento. É sabor, comodidade, gratificação, nutrientes.

- Responda à pergunta: “como eu como?” Rápido, devagar, com atenção, desatento, como é o seu momento de se alimentar?

- “O quanto eu como”, como me sinto quando acabei de comer? a quantidade de alimento escolhida é baseada em que? Fome fisiológica, hábitos, ao tamanho do prato que você usa.

- E por último, “onde eu gasto minha energia”? “eu faço exercícios?”, “o que eu gosto de fazer?”. Estou utilizando dessa energia para o trabalho, Hobbies, ou transformando essa energia em sentimentos negativos de culpa, raiva, ansiedade e frustração.

Ao utilizar esse ciclo você se torna mais consciente sobre o que tem influência na hora de escolher seus alimentos. Ao se alimentar, questione- se “estou com fome?”. Muitas vezes utilizamos a comida não só para satisfazer nossa fome física, mas também para “tapar buracos”, então estamos comendo o medo, a ansiedade, a angústia, etc.

Se você identifica que existem fatores emocionais que te impedem de se alimentar de maneira mais saudável procure ajuda de um profissional. É importante trabalhar junto com a alimentação os gatilhos emocionais para conseguir um relacionamento pacifico, saudável e duradouro com a comida.

Pensando nisso, eu e a Doutora Luanna Caramalac Munaro, Nutricionista CRN3 49383 lançamos 0 desafio corpo e mente saudável e viemos até aqui convidar todos vocês que querem uma mudança para um estilo de vida mais saudável. Para mais informações assista o vídeo e sigam nosso perfil no Instagram.

Psicóloga Camila Marcon

Crp 14/03453-7
E-mail – desafiocorpoementesaudavel@gmail.com
Nutricionista Luanna Caramalac Munaro –  CRN3 49383
Referências:
https://www.gvsu.edu/cms4/asset/614589D9-D87D-F688-4E9414B96B94C137/mindful_eating_principles_and_practice.pdf
Alvarenga MS, Antonaccio CMA, Timerman F, Figueiredo M. Nutrição Comportamental. São Paulo: Manole, 2015.
https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2017/06/26/mindfulness-saiba-como-aplicar-esta-tecnica-de-meditacao-no-seu-dia-a-dia.htm?cmpid=copiaecola
Eat what you love, love what you eat – Michelle May.
Www.amihungry.com
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