Notícias

Você já ouviu falar em alimentação consciente e intuitiva?

Você já ouviu falar em alimentação consciente e intuitiva?
fevereiro 14
13:50 2018

alimentação c e int

A alimentação intuitiva é um estilo de comer que promove uma atitude saudável em relação à comida e à imagem corporal, se aprofundando nas causas comportamentais que te levam a comer.
O conceito aqui é resgatar os sinais básicos que o corpo manda e nós ignoramos: você deve comer quando estiver com fome e parar de comer quando estiver satisfeito.
A maioria das intervenções alimentares disponíveis hoje concentram-se em determinar quais alimentos devemos ou não comer, disponibilizam tabelas, definem quantidades e classificam os alimentos em bons e ruins, em permitidos ou proibidos. O problema dessas dietas é que nos impõem o que devemos comer e não levam em consideração como comer e porque comemos. Dietas ignoram nosso comportamento alimentar, nosso relacionamento com a comida e fome em cada refeição.
Tribole e Resch explicam que devemos nos atendar aos sinais físicos de fome (perca de energia, dor de cabeça, barriga roncando) e estar alerta para perceber me quais momentos comemos sem ter fome, só por vontade de fazer algo ou para preencher um vazio que não temos nem ideia do por que está ali (ou sabemos mas não queremos enfrentar).Mesmo que você devore tudo que vê pela frente, garanto que não vai funcionar. Podemos obter satisfação na comida quando estamos com fome mas não podemos satisfazer as carências da mente por meio dos alimentos.“Emoções precisam ser sentidas, e não comidas”.
Qualquer dificuldade alimentar pode ser um sinal de que não estamos bem e que precisamos dar mais atenção as nossas emoções.
Para colocar em prática, sempre que sentir fome emocional, pare e pergunte: Qual o motivo que está me levando a procurar apoio na comida?
Psicóloga Camila Marcon

Crp 14/03453-7

REFERÊNCIAS:

Alvarenga MS, Antonaccio CMA, Timerman F, Figueiredo M. Nutrição Comportamental. São Paulo: Manole, 2015.

Collard P, Stephenson H. Mindfulness: A dieta: mantenha seu peso perfeito para a vida. Rio de Janeiro: Bestseller,2015.

Garbin, Daiana. Fazendo as pazes com o corpo. São Paulo: Sextante, 2017.

INTUITIVE EATING, escrito por Evelyn Tribole e Elyse Resch, 3ª Edição, publicado em 2012, pela editora St. Martin’s Griffin (New York City)

 

Sobre o Autor

MS DE FATO

MS DE FATO

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

usuários registrados podem comentar.

Anunciantes

Calendário

junho 2018
D S T Q Q S S
« mai    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930