Saúde

Alerta de Campo Grande para vírus da família do ebola? Sesau esclarece confusão sobre comunicado

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) esclareceu que o “documento de alerta” emitido pelo Cievs-CG (Centro de Informações Estratégicas de
Vigilância em Saúde) sobre o vírus de Marburg, da mesma família do ebola, trata-se de comunicação de rotina de serviço e não há casos suspeitos em Campo Grande ou sequer no Brasil.

As autoridades de saúde colocaram o vírus no radar do planeta após a OMS (Organização Mundial de Saúde) confirmar surto da doença no sudoeste da Guiné, com uma morte. Entretanto, o surto foi declarado extinto em 16 de setembro de 2021.

Apesar disso, faz parte das rotinas dos profissionais de saúde receber instruções sobre possíveis novas doenças que estejam circulando. “Emitem boletins periodicamente com informações de doenças que estão circulando e são de interesse de saúde pública e coletiva”, explicou a Sesau.

De qualquer forma, é necessário ter a atenção das equipes da saúde para identificar possíveis novos vírus em circulação em Campo Grande. Dessa forma, o documento foi emitido com ordens para ser amplamente divulgado aos profissionais de saúde do município, recomendando que todo caso suspeito do vírus de Marburg deve ser notificado ao Cievs-CG.


Profissional de saúde atuando no combate ao surto do vírus de Marburg na África – Foto: OMS

Hits: 30

Redação Ms de Fato

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário


”Play”

Enviar Mensagem
Posso ajudar?
Olá
Tudo Bem?