Notícias

Sesau elogia Santa Casa pela Qualidade de Declarações de nascidos vivos

Sesau elogia Santa Casa pela Qualidade de Declarações de nascidos vivos
dezembro 02
15:21 2019

Na maternidade “Nilda Coelho” todos os nascidos vivos recebem alta com certidão de nascimento e com número do cartão do SUS, facilitando assim, a continuidade do acompanhamento no decorrer da vida.

No mês de novembro, a maternidade “Nilda Coelho” da Santa Casa de Campo Grande recebeu pela Coordenadoria de Estatísticas Vitais (Cevital) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) um elogio importante pela qualidade das informações fornecidas nas Declarações de Nascidos Vivos (DNV). Em 2018, o hospital registrou 3.128 nascidos vivos no ano.

A nota enviada à ouvidoria do hospital destacou a melhoria na prestação dos serviços. “A Coordenadoria de Estatísticas Vitais parabeniza a linha maternoinfantil pela qualidade das informações fornecidas nas DNV da instituição. Notamos expressiva melhoria na completude das variáveis do documento no último ano, assim como redução de preenchimento incorreto, resultando em diminuição da devolutiva de documentos para retificação pela Cevital à Santa Casa”, cita o trecho da nota.

De acordo com a supervisora de enfermagem da maternidade, Bárbara Bruno, esse reconhecimento é em decorrência do comprometimento da equipe de enfermagem responsável pelo preenchimento do documento. “Nós tínhamos dificuldades no preenchimento correto das DNV e isso influenciava nas certidões de nascimentos dos bebês. Começamos a desenvolver ações de mudança de cultura, treinamentos e acompanhamentos das técnicas no preenchimento e feedbacks. Com comprometimento de todos foi possível a melhoria dos documentos enviados”, afirma a supervisora.

As informações das Declarações de Nascidos Vivos são necessárias nas maternidades de hospitais e os dados alimentam o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), servindo como base para os principais indicadores referentes ao parto e nascimento no Brasil, necessários para se avaliar e implementar as políticas públicas da atenção obstétrica e neonatal.

Na maternidade da Santa Casa de Campo Grande, todos os nascidos vivos recebem alta com certidão de nascimento e com número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando assim, a continuidade do acompanhamento no decorrer da vida.

Compartilhar

Sobre o Autor

MS DE FATO

MS DE FATO

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

usuários registrados podem comentar.

Anunciantes

Calendário

dezembro 2019
D S T Q Q S S
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031