Saúde

Com 63% vacinados, MS tem menor média de mortes por covid em cinco meses

Divulgação

A campanha de vacinação contra o coronavírus tem avançado cada vez mais e 54 cidades em Mato Grosso do Sul já finalizaram a aplicação das doses em adultos – ainda nesta semana, Campo Grande deve integrar o grupo. Com 63% da população geral vacinada, a queda no registro de mortes por coronavírus é um reflexo da eficácia dos imunizantes. Em menos de três semanas, a média de mortes caiu 38% e é o menor índice registrado desde o início de março.

Conforme dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul tem uma média de 15,3 mortes por coronavírus diárias. A doença ainda afeta muitas famílias no Estado, mas o dado representa uma melhora nas últimas semanas. No dia 23 de julho, MS registrava uma média de mortes de 24,7 óbitos por dia, o que representa uma queda de 38%.

Outro dado importante é que Mato Grosso do Sul tem a menor média móvel em pouco mais de cinco meses. A última vez que o Estado registrou média de 15 mortes de covid foi no dia 1º de março.

Se comparássemos com o recorde histórico na pandemia, a diferença seria ainda mais expressiva. Em abril, o Estado chegava ao pico de óbitos, com uma média de 56,7 mortes por covid por dia. Comparando com a média atual, a queda é de 73%.

A média móvel é um cálculo que leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias. Observar a média móvel é importante porque analisar os números do coronavírus isoladamente pode levar ao engano, já que os números costumam oscilar principalmente logo após o fim de semana ou feriados, quando as equipes de saúde tiram folga nos municípios e deixam de registrar os dados.

Entre adultos, 85% estão vacinados em MS
Mato Grosso do Sul já tem 85,47% dos adultos vacinados com ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Com relação aos imunizados, que tomaram as duas doses ou a vacina de dose única, eles representam 48,49% dos adultos. Considerando a população em geral, MS tem 63,33% vacinados com ao menos uma dose e 35,93% imunizados.

A maioria das cidades de Mato Grosso do Sul já encerrou a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus nos moradores com mais de 18 anos. Com isso, apenas 25 municípios receberam doses nesta semana para aplicar D1 (primeira dose) e ampliar a vacinação por faixa etária.

Hits: 2

Redação Ms de Fato

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário