Saúde

Com nova remessa, Saúde mira público com mais de 60 anos

Novas doses do Butantan chegarão até amanhã; intenção de Geraldo Resende é ampliar o alcance

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) espera ampliar a vacinação para mais faixas etárias ainda nesta semana. A previsão é decorrente da expectativa de Mato Grosso do Sul receber mais doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, até amanhã.

Ontem, o Ministério da Saúde anunciou ter recebido mais 3,3 milhões de doses do imunizante, as quais serão repassadas nesta terça-feira (16) aos estados. A intenção é começar a vacinar idosos com idade entre 60 e 70 anos, desde que eles tenham comorbidades.

O cronograma dependerá de cada município e do avanço na cobertura da vacinação entre os grupos prioritários.

“Com as novas doses, vamos ampliar a vacinação para idosos com 60 anos, que sofrem com doenças graves ou com fatores que geram complicações caso estes se contaminem com a Covid-19, então o nosso foco serão pessoas com doenças graves, transplantados, com doenças cardiovasculares crônicas”, informou o secretário de Saúde, Geraldo Resende.

Até o momento, Mato Grosso do Sul tem um porcentual de 2,73% de imunizados com a primeira e a segunda dose em relação à população geral do Estado e 5,44% de vacinados que tomaram a primeira dose do imunizante.

Cerca de 80,57% dos trabalhadores da saúde foram vacinados; 73,90% de indígenas em aldeias; 86,68% de idosos com mais de 80 anos; 47,13% de idosos com idade entre 75 e 79 anos; e 8,40% de idosos de 70 a 74 anos.

O Estado já recebeu, ao todo, 317.060 doses de vacinas, divididas em sete remessas. O último montante de doses (30,6 mil) chegou na terça-feira (9), o que significa que a nova remessa chegará no intervalo de uma semana em relação à anterior. A SES ainda não tem informações de quantas doses receberá.

“O ministério da saúde ainda não nos informou quantas doses receberemos, eles devem avisar no fim do dia, já o recebimento deve ocorrer na quarta-feira, toda vez que o ministério recebe vacina na segunda, como aconteceu agora com a entrega do Butantan de 3,3 milhões de doses no início da semana, consequentemente elas chegam no meio da semana ao Estado”, pontuou Resende.

Segundo o secretário, uma operação de distribuição do imunizante para os municípios do Estado deve acontecer na madrugada de quinta-feira.

“Estamos em uma luta, quanto mais cedo distribuirmos a oitava remessa com os 79 municípios do Estado, melhor será nosso desempenho em relação à vacinação, já que com novas doses disponíveis mais pessoas podemos vacinar, ampliando os grupos prioritários”, concluiu o secretário.

Fonte: correiodoestado.com.br

Hits: 8

Eidson Brito

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Posso ajudar?
Olá
Tudo Bem?