DESTAQUE Saúde

Com novas doses de vacina e centro de testagem, Sidrolândia continua luta contra Covid

Reprodução Assessoria

Após quase 400 dias de pandemia, o que muitos pensavam era que as medidas seriam amenizadas, os casos quase inexistentes e a vida estaria voltando ao ciclo normal. Mas, na contra mão desse quadro, a situação ainda exige muita atenção e cuidados redobrados.

Em Sidrolândia, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde tem se destacado na busca e desenvolvimento de medidas que combatem a contaminação, detectam novos casos e auxiliam na recuperação dos casos positivos.

Nessa luta, Sidrolândia foi uma das últimas cidades do estado a ter o primeiro caso de óbito por Covid-19, que aconteceu no dia 06 de junho de 2020. Mas, depois disso, os números não foram animadores. Sidrolândia teve 4.556 casos confirmados, 120 óbitos e 4373 casos recuperados.

O último óbito confirmado aconteceu nessa segunda-feira (03), sendo um homem de 70 anos, residente na área urbana que deu entrada no Hospital D. Elmíria Silvério Barbosa no dia 12/04 com sintomas respiratórios e resultado positivo para coronavírus, foi transferido para o Hospital Regional de Campo Grande no dia 15/04 onde permaneceu internado e foi à óbito no dia 02/05 por complicações sistêmicas.

Após enfrentar longo período em bandeira cinza, com as medidas implantadas na cidade e reforço das medidas de biossegurança, o município se encontra em bandeira vermelha, que ainda é de alto risco.

Vacinação

A Secretaria de Saúde do município tem trabalhado incansavelmente para imunizar os munícipes o mais brevemente. Nessa semana Sidrolândia recebeu um lote com 1645 novas doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo a prefeitura, o lote contém 1545 da AstraZeneca destinadas à 1ª aplicação, e 100 da CoronaVac para a 2ª dose, das quais 20 serão devolvidas à população indígena após empréstimo, 30 para imunização no ESF Central, e 50 para as Unidades de Saúde da área rural.

Assim, durante a semana pessoas com mais de 55 anos, aquelas com comorbidades graves, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas podem procurar os postos de saúde para a vacinação.

Até o momento, 8621 pessoas foram imunizadas com a 1ª dose. Dessas, 4375 tiveram a 2ª dose, cerca de 50%.

Testagem

Na manhã desta terça-feira (04), a assessoria da Prefeitura Municipal emitiu nota com o boletim de testagem no município na data de ontem (03). O centro de testagem é localizado nono prédio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), à Rua João Márcio Ferreira Terra, Bairro São Bento, mas com o aumento de casos, a UPA ganhou uma extensão para testagem.

Nessa segunda-feira, dos 34 testes realizados, 9 foram indicados como positivo e os pacientes já se encontram em isolamento. Já na unidade da NASF, foram 11 testes realizados e todos negativos.

O teste é realizado em quem apresenta sintomas respiratórios (tosse, coriza, perda de paladar ou olfato, falta de ar) há mais de 9 dias, ou teve contato com caso positivo também há mais de 9 dias.

As medidas continuam sendo aplicadas rigorosamente pela prefeitura, que conta com a compreensão e responsabilidade da população para o cumprimento e consequentemente redução dos impactos do coronavírus na cidade.

 

Hits: 34

Heloisa Trindade Trindade

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário


”Play”

Enviar Mensagem
Posso ajudar?
Olá
Tudo Bem?