Fato

Final de semana chuvoso, com possibilidade de tempestades severas e risco de novo temporal de poeira

Arquivo: MSdeFato

De acordo com a empresa Climatempo, que divulga informações meteorológicas em todo o País, há previsão de que Mato Grosso do Sul seja atingido, novamente, por uma tempestade de poeira no próximo domingo (24).

Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira novamente. Isso devido à combinação de vários fatores: a chegada de temporal, vendavais e solo seco geram a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.

Modelos meteorológicos apontam que áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no Estado, por conta de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.

Nuvem de poeira

Conforme especialistas do Climatempo, o tempo seco dos últimos meses provocou queda acentuada na umidade do solo. Região centro-norte do Estado, por exemplo, registrava valores entre 10% e 40% de umidade do solo. Também, o lençol freático está muito baixo e o solo superficial seca rapidamente.

Campo Grande ainda se recupera dos prejuízos causados pela tempestade registrada na última sexta-feira, que foi a mais forte dos últimos 15 anos, com rajadas de vento de até 100 km/h. Milhares ficaram por mais de 3 dias sem energia elétrica e centenas de árvores caíram, exigindo força-tarefa para remoção e limpeza de vias.

Hits: 14


”Play”

Enviar Mensagem
Posso ajudar?
Olá
Tudo Bem?