DESTAQUE

Governo Bolsonaro nomeia advogada para presidir a Capes

Claudia Mansani Queda de Toledo será a terceira pessoa a comandar o órgão na gestão Jair Bolsonaro (sem partido)

O governo federal nomeou nesta quinta-feira (15) a advogada Claudia Mansani Queda de Toledo para presidir a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Claudia será a terceira pessoa a comandar o órgão na gestão Jair Bolsonaro (sem partido).

A nova presidente da Capes é doutora em direito pelo Instituto Toledo de Ensino, de Bauru (SP), instituição de sua família que hoje é nomeado como Centro Universitário de Bauru. O ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, graduou-se pela mesma instituição.

A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta quinta. Ligada ao MEC, a Capes é responsável pela regulação e fomento da pós-graduação no país.

A advogada vai substituir Benedito Guimarães Aguiar Neto, recentemente demitido por Ribeiro. A demissão surpreendeu servidores do MEC, acadêmicos e pegou o próprio Benedito de surpresa.

“O que eu tenho para dizer, com toda sinceridade, é que eu não sei o motivo. É um ato de gestão do ministro, sem me dar as explicações. Eu perguntei, ele disse que era uma decisão política”, disse ele ao jornal Folha de S.Paulo na última segunda, quando a demissão se tornou pública.

A troca no comando da Capes ocorreu em meio à pressão sobre as novas regras da órgão para avaliação de programas de pós-graduação, sobretudo da área do direito, de acordo com relatos feitos à reportagem.

Em agosto de 2020, Milton Ribeiro esteve em Bauru, na sede do Instituto Toledo de Ensino, onde foi homenageado pela instituição. Esse foi um dos primeiros atos após ter assumido o cargo. O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, visitou o local em meados de 2019.

A mesma mantenedora que controla instituto também é proprietária de outra instituição de ensino superior, a Faculdade Iteana de Botucatu, também no interior paulista.

Claudia aparece vinculada ao escritório de advocacia Tortoro, Madureira & Ragazzi, com sedes em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Brasília. Além de doutorado na instituição da sua família, onde também se graduou, atua como docente e já foi reitora, Claudia tem mestrado em direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), segundo registro currículo na plataforma Lattes.

*informações do jornal Folhapress

Hits: 5

Redação Ms de Fato

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Enviar Mensagem
Posso ajudar?
Olá
Tudo Bem?