Política

Governo deve remanejar cerca de 13 mil imunizantes que seria destinados a indígenas do Estado

População de indígenas aldeados em diversas regiões do Estado está com taxa de imunização em 68%

Com nova remessa de doses contra a COVID-19, Secretaria de Estado de Saúde (SES) decidiu remanejar 13.848 doses de imunizantes que estavam nos polos de destinação para a população indigena. Uma das justificativas é o avanço da vacinação nas comunidades, que estão em 68,60%.

De acordo com o secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, o quantitativo de doses que chegaram à população indígena foi suficiente para imunizar uma parcela significativa da população.

“E há, de fato, um quantitativo de doses que não foram utilizadas e que nós pedimos ao ministério da saúde para que possamos fazer o remanejamento dessas doses”, relata.

Resende explica que as 13 mil doses da vacina chinesa, CoronaVac, serão destinadas para imunizar idosos a partir de 75 anos, de acordo com a normativa do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O secretário detalha que ainda aguarda uma confirmação definitiva do secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, e também informações do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).

“Estamos adiantados em uma pactuação com o distrito sanitário especial indigena do mato grosso do sul e com Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena], que é responsável pela saúde indígena”

O coronel Marcello Fraiha, diretor de saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, explica que o Estado recebeu a informação de que doses sobraram na vacinação das comunidades, entretanto o Dsei ainda não passou informações de quantas doses sobraram e nem o motivo.

“Temos que aguardar a resposta do Dsei, precisamos de informações para saber se sobraram vacinas mesmo. Não posso passar outras informações porque não sabemos mais que isso”.

Vacinação

De acordo com o sistema Vacinômetro, da SES, 61,60% dos indígenas aldeados já receberam a primeira dose da imunização contra a Covid-19, que representa cerca de 28.510 mil.

Até esta quarta-feira (24), cerca de 16.404 mil indígenas já receberam a segunda dose, com total de 44.914 imunizantes para todas as comunidades de Mato Grosso do Sul.

Nova remessa

Um novo lote com cerca de 35.700 vacinas deve chegar em Mato Grosso do Sul ainda nesta quarta-feira (24). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a expectativa é que na próxima semana possamos receber nova remessa.

Ao Correio do Estado, o secretário Geraldo Resende informou que o Estado recebeu a informação de que a quinta remessa terá 22 mil vacinas da AstraZeneca e outras 13 mil doses da Coronavac.

Fonte: correiodoestado.com.br

Hits: 7

Eidson Brito

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Posso ajudar?
Olá
Tudo Bem?