Cidades

Saiba o que abre e o que fecha no feriado da Independência do Brasil.

Através do decreto “E” n° 98, o Governo do Estado declarou ponto facultativo a segunda-feira, 6 de setembro que antecede o feriado nacional do dia 7 de setembro.

O documento reforça que serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos, a exemplo de saúde e segurança pública, serão mantidos por meio de escalas de serviço ou de plantão. 

A recomendação é utilizar as ferramentas digitais para realizar consultas e alguns tipos de serviços. O aplicativo MS Digital disponibiliza 86 serviços públicos de áreas diversas como saúde, educação, trânsito, segurança, turismo, direito do consumidor, entre outros.  

Hemosul: Nesta segunda-feira (06) o Hemosul Coordenador atenderá normalmente das 7h as 17h. Não haverá expediente no local apenas na terça-feira (07) feriado da independência. Na quarta-feira (08) o atendimento será normal.

Detran: As agências do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) estarão fechadas durante os dias do feriado. O atendimento volta ao normal na quarta-feira (08).

Agenfas: Não haverá expediente nas Agências Fazendárias do Estado durante o feriado da Independência do Brasil. As emissões de guias para pagamentos podem ser realizadas pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O atendimento volta ao normal na quarta-feira (08). 

Fácil: As Unidades de Atendimento da Rede Fácil: Guaicurus, Aero Rancho, Bosque dos Ipês e General Osório  estarão fechadas no feriado, e retomam o atendimento ao público na quarta-feira (08).  

Funtrab: A Funtrab e as unidades da Casa do Trabalhador do interior do Estado estarão fechadas durante o feriado e voltam a atender na quarta-feira (08). 

Comércio

O comércio de Campo Grande deve abrir as portas normalmente na segunda e terça-feira (7). A CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Campo Grande ressalta que o feriado vai contar com promoções nas lojas da área central, com desconto de até 70%.

Supermercados

Os supermercados devem atender normalmente nos dias 6 e 7. Segundo a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), basta que, em contrapartida, os estabelecimentos concedam a folga compensatória aos funcionários. Caso não haja folga, o dia deve ser pago em dobro. Vale lembrar que alguns estabelecimentos funcionam até o meio-dia na terça-feira.

Shoppings

Shopping Bosque dos Ipês: As lojas estarão abertas nestes dois dias das 11h às 22h. Os horários do cinema podem ser conferidos no site da UCI. Detran e Fácil estarão fechados.

Shopping Campo Grande: O horário de funcionamento na praça de alimentação, lojas âncoras e demais lojas é das 10h às 22h.

Shopping Pátio Central: O shopping informou que funciona normalmente na segunda-feira (6) e na terça-feira (7), das 9h às 17h. O Detran e o Posto de Identificação não abrirão.

Shopping Norte Sul: O horário de funcionamento será normal, das 10h às 22h. Tanto para a segunda-feira (6) quanto para a terça (7).

Ônibus

No dia da Independência, os ônibus devem continuar circulando nas ruas de Campo Grande, mas funcionam em ritmo de feriado. O que quer dizer que circulam com frota reduzida. Confira os horários dos ônibus aqui.

Bancos

Os bancos devem funcionar normalmente na segunda-feira (6) e fecham as portas na terça-feira (7), dia do feriado, conforme o Sindicato dos Bancários.

 

Hits: 24