Política

Sem vagas para o Enem, vestibular da UFMS de 2021 é um fracasso no interior

Após a decisão do Conselho de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul aprovar em 08 de outubro de 2020 (Resolução Nr. 239/COGRAD-UFMS) a não adesão ao Sistema Unificado (SISU) o vestibular e o passe de 2021 tem sido um objeto de discussões exacerbadas pelos gestores e docentes da instituição.

De acordo com a Resolução Nr. 239/COGRAD-UFMS, ficou decidido que a distribuição de vagas, excepcionalmente para o ingresso do ano de 2021, fosse da seguinte forma:

  • 80% das vagas destinadas para o Processo Seletivo do Vestibular UFMS;
  • 20% das vagas destinadas para o Programa de Avaliação Seletiva (Passe) da UFMS.
  • Não foi destinada nenhuma porcentagem de vagas para os candidatos do ENEM (Sistema Unificado – SISU)
  • O Processo Seletivo do Vestibular e do Programa de Avaliação Seletiva (Passe), com raras exceções, foi um verdadeiro fracasso.

Os cursos tradicionais como Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Direito, Engenharias entre outros da Cidade Universitária teve uma demanda de candidatos acima do esperado. Porém, para os cursos estabelecidos nos Campus do Interior, que já possuem um certo número de vagas ociosas, o Processo Seletivo do Vestibular e do Programa de Avaliação Seletiva (Passe) tem sido motivo de preocupação e discussões exacerbadas entre técnicos, docentes e gestores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Como exemplo, demonstra-se a tabela com número de vagas, candidatos para o Processo Seletivo Vestibular e o Programa de Avaliação Seletiva, bem como número de sobra de vagas devido a não adesão ao SISU.

CAMPUS

CURSO

NR VAGAS

CANDIDATOS INSCRITOS VESTIBULAR

CANDIDATOS INSCRITOS PASSE

SOBRA DE VAGAS

Aquidauana Lic. História 40 8 0

32

Aquidauana Lic. Geografia 40 5 2

35

Aquidauana Lic Matemática 40 10 0

30

Aquidauana Bach. em Geografia 30 3 0

27

Corumbá Lic. Matemática 40 5 0

35

Três Lagoas Letras Português / Espanhol 35 4 0

31

Três Lagoas Letras Português Literatura 35 5 0

30

Naviraí Ciências Sociais 40 3 0

37

Esses são apenas um dos exemplos, mas outros cursos apresentam baixa demanda como Lic. Em Geografia (Três Lagoas), Matemática (Três Lagoas), Matemática (Paranaíba), Engenharia da Produção (Nova Andradina), Matemática (Ponta Porã), Sistema de Informações (Ponta Porã) entre outros.

As vagas ociosas impactam no orçamento da universidade e tornam-se um problema de déficit orçamentário para os atuais gestores. A não adesão ao SISU foi uma tomada de decisão forçada pelo ex-pró reitor de graduação ao Conselho de Graduação em 2020 que acarretou inúmeros dissabores em outubro passado nas redes sociais e na comunidade universitária. Na época, os docentes da Faculdade de Educação (FAED) da UFMS já haviam apontado a possibilidade de exclusão social em tempos de pandemia pelo aumento do desemprego e outros problemas sociais, o que de fato aconteceu.

Para resolver o problema, os futuros gestores poderão contar com a possibilidade de um processo seletivo por meio das notas de ENEM dos anos anteriores (2018, 2019 e 2020), do sorteio de vagas públicas, todavia acaba excluindo os candidatos do ENEM realizado neste ano de 2021.

Alguns gestores (diretores de campus do interior e da Cidade Universitária) confirmam também que além da baixa demanda neste vestibular, e o reduzido número de alunos no Ensino Médio fará com que a Universidade opte pelo fechamento de cursos para evitar o desperdício de erário público. É uma possibilidade que impacta na vida de docentes, técnicos e futuros acadêmicos, como já aconteceu com alguns cursos na primeira gestão do atual Reitor Marcelo Turine. Até o presente momento a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul não divulgou o número de candidatos ausentes no Processo Seletivo do Vestibular e no Programa de Avaliação Seletiva (Passe).

fontewww.msnoticias.com.br/UFMS

Hits: 8

Eidson Brito

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Posso ajudar?
Olá
Tudo Bem?