Saúde

Sidrolândia: Equipe volante aplica 3ª dose da vacina contra Covid-19 em idosa de 105 anos

Desde ontem, segunda-feira (30/08), uma equipe volante da Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia está aplicando a terceira dose da vacina contra a covid-19 em idosos com mais de 80 anos, que tomaram a segunda dose até 28 de fevereiro.

Uma das primeiras a receber, em casa, o reforço da imunização foi a dona Odete de Almeida, que completou 105 anos no último dia 9 de junho. A filha dela, Davina Almeida, elogiou a iniciativa da Secretaria de evitar o deslocamento da idosa centenária até o posto de vacinação na Unidade de Pronto Atendimento (Upa).

Cb image default
Lourdes Comparin Oribone, 95 anos. (Foto: Rafael Brites)

Quem também recebeu a visita da equipe da Unidade Central de Saúde foi a dona Lourdes Comparin Oribone, 95 anos. Sorridente e comunicativa, recebeu os servidores da Saúde e afirmou ter gostado do atendimento domiciliar.

Desde sábado, quando iniciou as aplicações da 3ª dose, 36 idosos já foram atendidos. Inicialmente, o município recebeu 248 doses da Pfizer para esta finalidade, nas próximas horas receberemos mais 76 doses.

O trabalho de busca ativa dos idosos em casa será feito em todo o município, não só para a terceira dose, mas também para chegar a quem não recebeu a segunda. Em uma semana a Saúde localizou e vacinou, com a segunda dose, 137 idosos com idade acima de 80 anos. Até agora, 597 receberam a primeira dose e 526 a segunda.

Num universo de 661 habitantes idosos, isto representa uma cobertura vacinal de 90% (1ª dose) e 79% (2ªdose) de imunizados. No conjunto da população, mais de 70% de quem tem mais de 18 anos já tomou a 1º dose e 56% completaram o ciclo de vacinação. Em números, já tomaram a primeira dose 30.244 pessoas e 18.962 a segunda. Entre os adolescentes, entre 12 e 17 anos, 55% receberam uma dose.

Terceira dose

Devido ao avanço da variante Delta, o Ministério da Saúde recomendou a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em idosos para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos a partir da segunda quinzena de setembro, com terceira dose. A recomendação é que seja aplicada, preferencialmente, a vacina da Pfizer. De forma alternativa, poderão ser usadas as vacinas AstraZeneca e Janssen.

Hits: 4

Redação Ms de Fato

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário


”Play”

Enviar Mensagem
Posso ajudar?
Olá
Tudo Bem?